PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE CONCRETO ARMADO COMO ESTRATÉGIA PARA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS ADQUIRIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Autores

Resumo

No atual cenário da educação profissional, é fundamental a adoção de metodologias que visem o processo de ensino dinâmico, tendo o aluno como protagonista do processo de construção do conhecimento. A metodologia de Canteiros Experimentais foi utilizada no presente estudo, com a finalidade contribuir com o aprendizado de alunos do curso técnico em edificações no processo de projeto e construção de um banco de concreto armado, como estratégia de integração de conhecimentos teóricos e práticos.

Biografia do Autor

  • Alexander Lobo Rocha, Instituto Federal do Pará

    Mestrado em Engenharia Civil;

    Especialização em Segurança de Barragens para Usos Múltiplos;

    Especialização em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis;

    Especialização em Auditoria Governamental;


    Graduação em Engenharia Civil.

    Professor substituto do IFPA Campus Bragança. 


  • Denys Roberto Corrêa Castro, Instituto Federal do Pará

    Técnico em Edificações;

    Engenheiro de Pesca;

    Especilista em Gestão de Agronegócios;

    Mestre em Ciência Animal;

    Técnico do Laboratório de Edificações do IFPA Campus Bragança;

  • Cleydimara Aquino de Brito, Instituto Federal do Pará

    Graduação (em andamento) em Engenharia Civil - UEPA;

    Graduação em Matemática;

    TECNICO EM INFORMATICA;

    TECNICO EM EDIFICAÇÕES;

    Técnica do Laboratório de Edificações do IFPA Campus Bragança

  • Odilson da Silva de Paiva, Instituto Federal do Pará

    Mestrado em Engenharia Civil;

    Professor (Dedicação exclusiva) do IFPA Campus Bragança. 

Referências

BESSA, S. A. L.; LIBRELOTTO, L. I. 2021. A importância das práticas construtivas nos canteiros experimentais em cursos de arquitetura e urbanismo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 12, p. e021028.

CARVALHO, O. F. de. Educação e formação profissional: trabalho e tempo livre. Brasília: Plano Editora, 2003.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. 2015. Regulamento didático-pedagógico do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Belém-PA.

KIRCHMAIR, D. M.; CARVALHO, M. P.; SOUZA, C. O.; CAMPOS, A. N. R. Avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Administração: Percepções de docentes do curso. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.7, e169121.

MCCONNELL, D. EBOOK: E-Learning Groups and Communities. McGraw-Hill Education (UK), 2006.

PIMENTEL, R. M. S.; THOMÉ, S. M. G. 2021. Equipamento de Proteção Individual na educação profissional: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde. Revista SUSTINERE, v.9, n.2, p.514-536.

SAMPAIO, R. L.; ALMEIDA, A. R. S. 2013. Teoria e prática na formação técnica: um estudo de caso com os egressos do Instituto Federal da Bahia. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.11 n.2 . p.624-643.

SAMPAIO, R. L Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do CEFET– Ba e de seus empregadores. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de Educação. Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

SANTOS, D. G.; COSTA, B. D. L.; FREIRE, K. P.; SILVA, R. L. O.; RODRIGUES, W. V. S. 2013. Práticas profissionais de tecnologia das construções: obras da Universidade Federal de Sergipe. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção. v. 1, n. 1. p. 104-125.

SILVA, E. D. Importância das atividades experimentais na educação, Rio de Janeiro, 2017. 47 p. Monografia (Docência do Ensino Superior) - AVM Faculdade Integrada.

SOUZA, A. C. R.; COMARÚ, M. W. 2022. Os desafios do Ensino na Educação Profissional: ampliando a discussão. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.8, e193722, p.1-8.

SZELEI, N.; TINOCA, L.; PINHO, A. S. 2020. Professional development for cultural diversity: the challenges of teacher learning in context. Professional Development in Educatio. v.46, n. 5, p. 780-796.

VEDOVATTE, R. M.; VEDOVATTE, V. G.; TORRECILHAS, A. R.; PIANUCCI, M. N.; SANTOS, K. T.; NEGRÃO, F. A.; SELLA, M. R.; KANASHIRO, R. O.; CHIAVELLI, H. G. R.; GALVÃO, R. B. 2021. Estudo de caso de aulas práticas aplicadas no curso de tecnologia em segurança do trabalho na modalidade EaD. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 39422-39430.

Downloads

Publicado

05-05-2025

Edição

Seção

Artigos