Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores poderão submeter à Revista Balaio Acadêmico textos em português, inglês e espanhol, no formato de artigos, entrevistas, resenhas, resumos de monografias e trabalhos de Iniciação Científica, Iniciação à Docência e Extensão e relatos de experiência, segundo as diretrizes da Revista.

  • Os textos devem possuir o máximo de 4 (quatro) autores.
  • Os trabalhos devem ser inéditos e deve-se excluir todas as informações do arquivo que possam identificar a autoria. 
  • Os textos devem ser revisados gramatical e ortograficamente antes de serem submetidos à Revista.
  • Devem ser acompanhados de resumo (máximo de 6 linhas), abstract (máximo de 6 linhas), 3 palavras-chave e 3 keywords (separadas por ponto). 
  • Os textos devem ser redigidos em programas compatíveis com Word for Windows
  • As referências bibliográficas devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

a) Artigos

Devem conter título em português e inglês, sendo estes centralizados, fonte tamanho 14, letras maiúsculas e negritados. Devem possuir entre 15 e 20 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5 cm; margens de 2,5 cm. 

b) Entrevistas

Devem conter entre 3 e 10 páginas, redigidas segundo as normas para Artigos. Serão aceitos textos relativos a entrevista ou transcrição de palestras que apresentem informações relevantes nas áreas de abrangência da Revista Balaio Acadêmico. Para cada edição, será publicada uma entrevista ou transcrição.

c) Resenhas

Devem contemplar livros nacionais que tenham sido publicados originalmente, no máximo, há três anos ou com reedição no mesmo período. Os textos devem conter no máximo 6 páginas e redigidas segundo as normas para Artigos

d) Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso

Seção destinada à publicação de resumos dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos defendidos no âmbito dos Cursos Superiores e Programas de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá (IFPA-CRMB). Devem conter: título em negrito e centralizado, em letras maiúsculas, seguido do resumo contendo entre 2300 e 2800 caracteres com espaço, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, em um único parágrafo, sem tabulações, tabelas, imagens, gráficos e sem referências bibliográficas. Devem conter três palavras-chave ou termos, separados por ponto. No título, deve conter uma nota de rodapé na qual o autor do resumo se identificará brevemente, contendo também, a natureza do trabalho resumido (Trabalho de Conclusão de Curso Superior ou Pós-graduação) e período de desenvolvimento da pesquisa. 

e) Trabalhos de Iniciação Científica

Seção destinada à publicação de trabalhos por discentes do Ensino Médio, Técnico Subsequente e Integral, Graduandos e Pós-graduandos em conjunto com o orientador/coordenador desenvolvidos em cursos do IFPA no âmbito dos seguintes programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) e Graduação (PIBIB-Gr), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência  (PIBID), Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI). Estes trabalhos devem expressar os resultados de pesquisas com relatório final, realizadas no período de um ano. Devem possuir de 6 a 8 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, margens de 2,5 cm. As referências devem constar em nota de rodapé e não devem ser incluídas em uma seção final. O título deve ser centralizado, fonte tamanho 14, Times New Roman, em letras maiúsculas e negritadas, com espaçamento de 1,5 cm. 

f) Relatos de Experiência / Etnografia

Seção destinada à publicação de experiências de pesquisas desenvolvidas e concluídas, por estudantes ou profissionais, nas áreas de abrangência da Revista Balaio Acadêmico. Os relatos devem conter entre 10 a 15 páginas e seguir as normas para Artigos

 

SOBRE A AVALIAÇÃO

Os manuscritos enviados aos editores da Revista Balaio Acadêmico serão submetidos à avaliação de no mínimo dois pareceristas. Caso haja divergência entre os pareceres, o mesmo será avaliado por um terceiro parecerista. 

 

COMUNICAÇÃO ENTRE EDITOR E AUTOR

Recomendamos especial atenção ao cadastrar seu endereço de e-mail no sistema da Revista Balaio Acadêmico, pois toda a comunicação será enviada para ele. 

 

PROVAS

As provas para correção de erros de digitação na preparação da versão final para publicação serão enviadas ao autor correspondente e deverão ser devolvidas dentro de um prazo de 72 horas por e-mail.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A titulação mínima do proponente é de graduando. Caso o autor seja estudante do Ensino Médio, deverá ser citado o nome do professor orientador entre os autores. 
  • As imagens, gráficos, quadros e tabelas foram incluídos no corpo do texto e não na forma de anexos. As fontes dos mesmos foram citadas em notas de rodapé. 
  • O item "Resumo da Biografia" foi preenchido na realização do cadastro no site da Revista Balaio Acadêmico, e contém prioritariamente as seguintes informações: formação acadêmica (em qual/quais instituições), vínculo institucional (se houver), áreas de interesse e link para acesso ao currículo lattes.
  • A seção "Dossiê Temático" foi selecionada para os artigos submetidos interessados em compor o Dossiê.
  • Para a versão final dos textos corrigidos, o (a) autor (a) deverá incluir as seguintes informações: a) nome completo, b) bibliografia (titulação: graduando, graduado, mestre, doutor e área de formação), instituição que possui vínculo, bolsista (se for o caso) e e-mail

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.