Sobre a Revista

A Revista Balaio Acadêmico é um espaço para divulgação de trabalhos científicos, constituição de reflexões, ensaios e debates entre discentes, pesquisadores e/ou docentes, graduandos e pós-graduandos das áreas de Agroecologia, Educação do Campos e outras afins. A partir do segundo semestre de 2023, passou a publicar temas relacionados à História da Agroecologia, Agricultura Biodinâmica, Agricultura Familiar, Questões Sociais, Culturais, Políticas, Éticas, Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura, Sistemas Agroflorestais, História da Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo, da Floresta e das Águas, Campesinato, Movimentos Sociais, Questão Agrária, Pedagogia da Alternância e Políticas Públicas.

Surgiu em virtude da grande demanda de publicação de trabalhos científicos desenvolvidos por técnicos, docentes e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), além da necessidade de diálogo com a produção científica desenvolvida noutras instituições de ensino. Nosso intuito é divulgar, semestralmente, trabalhos inéditos das mais diversas áreas da ciência que apresentem resultados originais de pesquisa, em suas diferentes formas, realidades e dimensões produzidas por pesquisadores e/ou professores, alunos de graduação e pós-graduação, vinculados às instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.

Administrada por um Conselho Editorial formado por servidores técnicos e docentes do Campus Rural de Marabá (CRMB-IFPA), a Revista Balaio Acadêmico recebe trabalhos nos formatos de artigos, dossiês temáticos, resenhas, entrevistas, resumos de monografias e trabalhos de iniciação científica. Os trabalhos submetidos à Revista serão avaliados por pareceristas ad hoc com experiência na área do manuscrito, sendo o recebimento em fluxo contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os pareceres e os textos são apreciados, em conjunto, pela Comissão Editorial. Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação dos textos, assim como a solicitação para que o autor proceda às reformulações que atendam parcial ou integralmente às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra o pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 30 dias para apresentar uma nova versão do texto, que será avaliada novamente, tanto pela Comissão Editorial como pelos pareceristas que sugeriram as alterações.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Conselho Científico do IFPA.