Sobre a Revista
A Revista Balaio Acadêmico (ISSN: 2966-1838) é um espaço para divulgação de trabalhos científicos, constituição de reflexões, ensaios e debates entre discentes, pesquisadores e/ou docentes, graduandos e pós-graduandos das áreas de Agroecologia, Educação do Campos e outras afins. A partir do segundo semestre de 2023, passou a publicar temas relacionados à História da Agroecologia, Agricultura Biodinâmica, Agricultura Familiar, Questões Sociais, Culturais, Políticas, Éticas, Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura, Sistemas Agroflorestais, História da Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo, da Floresta e das Águas, Campesinato, Movimentos Sociais, Questão Agrária, Pedagogia da Alternância e Políticas Públicas.
Surgiu em virtude da grande demanda de publicação de trabalhos científicos desenvolvidos por técnicos, docentes e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), além da necessidade de diálogo com a produção científica desenvolvida noutras instituições de ensino. Nosso intuito é divulgar, semestralmente, trabalhos inéditos das mais diversas áreas da ciência que apresentem resultados originais de pesquisa, em suas diferentes formas, realidades e dimensões produzidas por pesquisadores e/ou professores, alunos de graduação e pós-graduação, vinculados às instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.
Administrada por um Conselho Editorial formado por servidores técnicos e docentes do Campus Rural de Marabá (CRMB-IFPA), a Revista Balaio Acadêmico recebe trabalhos nos formatos de artigos, dossiês temáticos, resenhas, entrevistas, resumos de monografias e trabalhos de iniciação científica. Os trabalhos submetidos à Revista serão avaliados por pareceristas ad hoc com experiência na área do manuscrito, sendo o recebimento em fluxo contínuo.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Balaio Acadêmico adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).
Os artigos enviados são inicialmente pré-avaliados pela equipe editorial na etapa de desk review, momento em que é observado a originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral, cumprimento das políticas editoriais e das diretrizes para autores. A não adequação a algum desses critérios resulta na rejeição e arquivamento do artigo. O tempo médio para essa primeira decisão é de aproximadamente 15 dias.
Se obtiver uma avaliação positiva na etapa anterior, o artigo será encaminhado para dois pareceristas externos à RBA com experiência na temática do texto apresentado. Caso haja divergência nas avaliações, um terceiro avaliador será designado e assim sucessivamente até que haja um parecer final. Autores que já publicaram na revista poderão ser convidados a realizar o parecer. Esta fase destina-se a estimular um diálogo construtivo entre avaliadores e autores, visando a melhoria da qualidade do texto, até sua versão final para publicação. O número de vezes que um texto retorna aos autores não significa baixa qualidade e sim um estímulo à sua melhoria.
O editor responsável pelo processo de avaliação notificará o autor da “aceitação sem alterações”, “correções obrigatórias” (com ou sem nova rodada de análise de pareceristas) ou “rejeição” e arquivamento do artigo.
Nos casos de “correções obrigatórias”, o autor terá um prazo de 15 dias para encaminhar à RBA o artigo revisto e a carta resposta comentando as alterações feitas. O Editor responsável pelo processo de avaliação encaminhará para os avaliadores, quando pertinente, a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, a fim de verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências e informar se o artigo pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.
No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito arquivado.
A RBA poderá rejeitar artigos que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras obras em qualquer parte do processo editorial em que se identifique.
O tempo médio entre a submissão do artigo até o seu aceite após avaliações é de 215 dias e desde a aceitação do original até a publicação é de aproximadamente 95 dias.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de Apoio
Conselho Científico do IFPA.