Acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual em espaços laboratoriais de biologia

Autores

  • Pamela Cardoso Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Abaetetuba
  • Natanael Charles da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Abaetetuba

Resumo

Ao se falar de inclusão no Brasil, a partir da década de 1990, a educação especial assumiu o formato de modalidade educacional com regulamentação legislativa própria, mediante a Lei nº 8.069/90 – voltada para a rede pública de ensino – que aborda o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência. Todavia, esse progresso nem sempre se adequa às necessidades e limitações de todos, principalmente, das Pessoas com Deficiência (PcD) e, especialmente, as com Deficiência Visual (DV). Em meio a essa perspectiva, nem todos os ambientes voltados ao ensino, por meio de metodologias práticas, por exemplo, possuem adaptações adequadas para acessibilidade de alunos com DV. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar em que aspectos se encontra a acessibilidade e inclusão nos ambientes laboratoriais de Biologia do Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba para estudantes com DV. 

Biografia do Autor

  • Pamela Cardoso Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Abaetetuba

    Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba.

     

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Publicado

30-09-2024