ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DA SACOLA PLASTICA: EXPOSIÇÃO A CASCA DE FRUTAS CITRICAS, O ABACAXI (Ananas comosus) E A LARANJA (Citrus sinensis)

Autores

  • Mateus da Costa Lima IFPA Campus Rural de Marabá
  • Elisvaldo Rodrigues de Sousa IFPA Campus Rural de Marabá
  • Camila Gisele Damasceno Peixoto Morais IFPA Campus Parauapebas

Resumo

ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DA SACOLA PLASTICA: EXPOSIÇÃO A CASCA DE FRUTAS CITRICAS, O ABACAXI (Ananas comosus) E A LARANJA (Citrus sinensis)

O presente trabalho analisa a degradação de sacolas plásticas convencionais, oxibiodegradáveis e sacos de lixo expostos a resíduos orgânicos de duas frutas cítricas, abacaxi e laranja. Para o experimento foram construídos e preenchidos 27 reatores com camadas de solo, cascas das frutas e amostras dos plásticos. Os reatores permaneceram acondicionados durante 24 semanas, quando as amostras de plástico foram inspecionadas visualmente e a perda de massa foi quantificada. Os resultados mostram que as frutas cítricas proporcionaram perda de massa, ou seja, degradação. Infelizmente dentro das análises estatísticas não foi possível diferir um dado do outro, pois trabalhou-se com o mínimo que a estatística exige (3 amostras), entretanto não foi suficiente para ser considerado um teste estatístico. No entanto os expressivos percentuais de perda de massa sinalizam que o método é eficaz. Entre os tratamentos dos resíduos propostos, o blend (abacaxi+laranja) apresentou resultados mais expressivos e significativos, mostrando que os resíduos juntos são mais eficientes e conseguiram degradar as amostras ao ponto de aparecer furos, fragilizando-as, além da presença de fungos que junto aos ácidos orgânicos provenientes da decomposição das cascas conseguiram promover sua degradação. Em todos os reatores observou-se perda de massa e, na maioria, a presença de furos e fungos nas porções de sacolas. Este foi um estudo preliminar de um amplo processo, sendo o presente trabalho sugestão para posteriores pesquisas. Uma vez que a degradação dos plásticos expostos à frutas cítricas foi significativa, torna admissível a utilização dessa técnica na criação de alternativas tecnológicas para degradação de sacolas plásticas e que contribuam para minimizar o impacto ambiental causado pelo seu descarte em locais inadequados. As implicações deste trabalho podem desdobrar-se na produção de um extrato orgânico que promova a degradação dos plásticos, e ainda, em mudanças nos aterros sanitários a partir da inclusão de uma camada de rejeitos orgânicos entre camadas de plásticos. O blend (mistura de laranja e abacaxi) apresentou o melhor resultado, sobretudo com as sacolas oxibiodegradável e convencional, atingindo percentuais de perda de massa acima de 85% nas triplicatas. Tal pesquisa teve enfoque em encontrar uma solução alternativa que ajude a resolver ou minimizar o problema do plástico no meio ambiente.

Palavras-chave: Sacolas plásticas. Ácidos orgânicos. Perda de massa.

 

 

 

 

 

 

Referências

Downloads

Publicado

16-07-2024

Edição

Seção

Resumos de Trabalho de Conclusão de Curso