CARTOGRAFIA ESCOLAR E GEOTECNOLOGIA: PRÁTICA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA (ITAÚ/RN)

Autores

  • Francisca Wigna da Silva Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Paula Apolinário Zagui Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Josiel de Alencar Guedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar o software QGis foi utilizado como ferramenta na elaboração de mapas temáticos na disciplina de Geografia na turma do 9º ano da Escola Municipal José Porto de Queiroz, Itaú, RN. O trabalho seguiu três passos: aplicação de questionários, realização de uma oficina temática seguida de aula de campo e posterior elaboração de mapas temáticos. Os resultados do questionário demonstraram que os alunos apresentam dificuldades em relação aos conceitos relacionados à Cartografia, especialmente mapa e escala. O uso do software serviu para ampliar as discussões em sala e demonstrou resultados positivos, ao possibilitar a visualização das mudanças de áreas urbanas destacadas previamente na sala de aula e conferida em campo na prática. Com a geotecnologia foi possível identificar déficit, por parte dos alunos, relacionados aos conceitos cartográficos e suas aplicações, porém permitiu novos conhecimentos de uma ferramenta disponível para o ensino.

Biografia do Autor

  • Francisca Wigna da Silva Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Graduada em Geografia (UERN). Secretaria de Meio Ambiente  - Prefeitura de Itaú/RN
  • Paula Apolinário Zagui, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
    Departamento de Comunicação Social. Docente na Especialização em Mídias na Educação (UERN)
  • Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Departamento de Geografia; Cartografia, Hidrogeografia

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Publicado

2022-06-27

Edição

Seção

Artigos Científicos