CARTOGRAFIA ESCOLAR E GEOTECNOLOGIA: PRÁTICA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA (ITAÚ/RN)
Resumo
O objetivo do presente artigo é mostrar o software QGis foi utilizado como ferramenta na elaboração de mapas temáticos na disciplina de Geografia na turma do 9º ano da Escola Municipal José Porto de Queiroz, Itaú, RN. O trabalho seguiu três passos: aplicação de questionários, realização de uma oficina temática seguida de aula de campo e posterior elaboração de mapas temáticos. Os resultados do questionário demonstraram que os alunos apresentam dificuldades em relação aos conceitos relacionados à Cartografia, especialmente mapa e escala. O uso do software serviu para ampliar as discussões em sala e demonstrou resultados positivos, ao possibilitar a visualização das mudanças de áreas urbanas destacadas previamente na sala de aula e conferida em campo na prática. Com a geotecnologia foi possível identificar déficit, por parte dos alunos, relacionados aos conceitos cartográficos e suas aplicações, porém permitiu novos conhecimentos de uma ferramenta disponível para o ensino.
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