Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Amazônica sobre Ensino de Geografia – RASENG tem como objetivo principal a difusão de conhecimento e o debate em um espaço aberto a todos que se interessam, pensam e fazem o ensino da Geografia em diferentes contextos (ensino, pesquisa e extensão), de todas as correntes teórico-metodológicas e linhas de pensamento.

Os temas de interesse para publicação situam-se na interface entre Educação e Geografia, tendo como foco principal o ensino e a aprendizagem de Geografia, nos mais diferentes contextos educativos formais e não formais. Portanto, a Revista destina-se a pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais envolvidos com o ensino e a aprendizagem de Geografia ou a educação geográfica.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais encaminhados à Revista para publicação deverão ser inéditos para esse formato (Periódico Científico). No caso de texto já publicado em outro formato como, por exemplo, anais de evento acadêmico-científico ou livro, o autor deverá indicá-lo como nota de rodapé na primeira página (essa informação será posteriormente omitida do texto pelos membros da Comissão Editorial para fim de avaliação).

Os originais serão submetidos à apreciação prévia da Comissão Editorial e, em seguida, encaminhados a dois (02) avaliadores do seu corpo editorial (Comissão Científica), que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua publicação, rejeição, ou ainda, solicitação de alterações para publicação de acordo com o que é estabelecido pela Revista (Recomendo sem restrições; Recomendo com pequenas revisões, sem necessidade de retornar para novo parecer; Recomendo com revisões substanciais, havendo necessidade de novo parecer; Não recomendo; e Neutro). No caso de pareceres conflitantes, o texto será encaminhado a um terceiro avaliador que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do texto.

Os originais serão encaminhados para dois (2) avaliadores no sistema sem identificação dos autores e de suas respectivas instituições. Os autores dos originais também não terão acesso aos avaliadores. Estarão sujeitos à rejeição expressa os artigos que contiverem no corpo do texto informações indiretas que induzam os avaliadores a identificar os seus autores (Diretrizes para Autores).  Após avaliação, o original será encaminhado para o autor para que sejam completados os respectivos espaços.

Serão aceitos, a critério da Comissão Editorial, trabalhos publicados anteriormente em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O artigo poderá estar traduzido para o português ou na língua original, desde que atendendo a uma das línguas estipuladas pela Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia (RASENG) é uma publicação científica independente e publicada somente em formato eletrônico.

Vinculada ao curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e a Especialização em Ensino de Geografia desta instituição, foi criada com objetivos de tornar-se um espaço de divulgação de artigos inéditos, práticas educativas inovadoras, entrevistas, dossiês e informes sobre o Ensino em Geografia, resultados de pesquisas acadêmico-científicas e de práticas e reflexões docentes produzidos por professores da Educação Básica, do Ensino Superior e estudantes de graduação e pós-graduação.

Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro das seguintes linhas temáticas: Ensino de Geografia, Educação GeográficaPráticas de Ensino de Geografia, Experiências e Práticas inovadoras no Ensino de Geografia.

A Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia recebe em fluxo contínuo para avaliação e possível publicação de trabalhos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Geografia ou à educação geográfica em todos os níveis da escolarização formal e em espaços educativos não escolares. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisas realizadas individualmente ou por grupos, estudos teóricos e bibliográficos, experiências educativas e práticas de sala de aula, monografias e trabalhos de conclusão de curso, projetos de ensino e extensão universitária, dissertações de mestrado, teses de doutorado