Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia (RASENG) publica trabalhos acadêmicos dentro das seguintes modalidades:

I - Artigos científicos: trabalhos que devem tratar de pesquisa ou estudo realizados, de natureza teórica, empírica ou bibliográfica, com exposição estruturada e ordenada, argumentação lógica, fundamentação e rigor conceitual, delimitando o assunto e o problema central do estudo, apresentando seus objetivos, a metodologia empregada, a discussão das principais ideias e os resultados. O formato de apresentação deve seguir o Template proposto pelo periódico. O artigo completo deve ter extensão mínima de oito e máxima de 22 páginas.

II - Relatos de experiências e práticas: textos descritivos, narrativos ou reflexivos sobre experiências e práticas educacionais vivenciadas, podendo trazer apontamentos e impressões pessoais, com redação livre a critério do gosto, preferência, criatividade ou estilo do autor, respeitando as normas da língua escrita e com clareza de ideias. O autor deve apresentar o contexto da experiência ou prática relatada. O texto deve ter extensão entre três e dez páginas, podendo incluir figuras e, obrigatoriamente, as referências se forem feitas citações. O máximo de relatos de experiências e práticas será de um por número da revista.

III - Resenhas Bibliográficas: texto com análise informativa ou crítica sobre um livro, apresentando uma síntese do conteúdo da obra analisada, por capítulos ou partes, destacando as principais ideias do autor do livro, sobre as quais o autor deve acrescentar seus comentários críticos e sua apreciação sobre a obra analisada. A resenha deve ter extensão entre três e cinco páginas.

IV – Resumos: apresentação resumida de monografia (ou trabalho de conclusão de curso), dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendidas e aprovadas, devendo constar título, instituição e data em que foi apresentada, local ou endereço eletrônico em que se encontra disponível para consulta.

 

Para iniciar o procedimento de submissão de trabalhos é necessário o cadastramento. Se o autor já foi cadastrado anteriormente, basta entrar no sistema e iniciar o processo de submissão.

1. Os textos deverão ser enviados pela internet, exclusivamente através da plataforma da revista.

2. É obrigatória a utilização de processadores de texto compatíveis com Windows.

3. Os artigos não poderão ter menos de 08 e mais de 23 laudas, devendo ser formatados segundo o template da Revista.

4. As figuras, tabelas e gráficos, devem estar contidas no corpo do artigo e respeitar as medidas máximas de 21 x 27,5 cm. Caso seu arquivo seja superior a 2 MB procure enviar as figuras separadamente como "arquivo suplementar". Caso as figuras sejam enviadas separadas do corpo do texto é necessário indicar o local para inserção.

Para submissão de Artigos, os Autores deverão utilizar o Template Oficial da Regista RASENG.


Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  • Todos os metadados da submissão foram preenchidos na plataforma, incluindo o ORCID dos autores e o link para a plataforma Lattes;
  • O texto está formatado segundo as normas do template disponibilizado nas Diretrizes para Autores
  • O texto não apresenta nenhuma referência que permita identificar seus autores, garantindo as condições para uma avaliação cega por pares.

Artigos Científicos

Trabalhos que devem tratar de pesquisa ou estudo realizados, de natureza teórica, empírica ou bibliográfica, com exposição estruturada e ordenada, argumentação lógica, fundamentação e rigor conceitual, delimitando o assunto e o problema central do estudo, apresentando seus objetivos, a metodologia empregada, a discussão das principais idéias e os resultados. O formato de apresentação é mais complexo e rigoroso. O artigo completo deve ter extensão mínima de oito e máxima de 22 páginas. A recomendação do máximo de artigo por número deve ser de oito.

Relatos de Experiências e Práticas

Textos descritivos, narrativos ou reflexivos sobre experiências e práticas educacionais vivenciadas, podendo trazer apontamentos e impressões pessoais, com redação livre a critério do gosto, preferência, criatividade ou estilo do autor, respeitando as normas da língua escrita e com clareza de idéias. O autor deve apresentar o contexto da experiência ou prática relatada. O texto deve ter extensão entre três e dez páginas, podendo incluir figuras e, obrigatoriamente, as referências se forem feitas citações. O máximo de relatos de experiências e práticas será de um por número da revista.

Resenhas Bibliográficas

Texto com análise informativa ou crítica sobre um livro, apresentando uma síntese do conteúdo da obra analisada, por capítulos ou partes, destacando as principais idéias do autor do livro, sobre as quais o resenhista pode acrescentar seus comentários críticos e sua apreciação sobre a obra analisada. A resenha deve ter extensão entre três e cinco páginas. O máximo de resenhas será de um por numero da revista.

Resumos

Apresentação resumida de monografia (ou trabalho de conclusão de curso), dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendidas e aprovadas, devendo constar título, instituição e data em que foi apresentada, local ou endereço eletrônico em que se encontra disponível para consulta. O máximo de resumos de um por edição da revista.

Dossiê

Coletânea de textos de diferentes autores abordando uma mesma questão ou temática específicas. O dossiê deve ser proposto, apresentado e organizado por um ou dois autores do grupo com estudos realizados sobre o tema. Os textos devem ser redigidos na forma de artigo científico e o dossiê deve reunir entre quatro e oito textos de autores diferentes.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.