O PENSAMENTO GEOGRÁFICO COMO UM MEIO DE DESNATURALIZAR O PRECONCEITO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL CONTRA O RACISMO A PARTIR DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO

Autores

  • Lucas Farias Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
  • Eder Marques Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
  • Lucas Bussi Ferreira do Sacramento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
  • Matheus Carvalho de Abreu Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém

Resumo

O presente artigo propõe a discursão da desnaturalização do preconceito étnico-racial por meio do pensamento geográfico. Assim, também, ponderar práticas educacionais atreladas as especificidades do objeto científico, se fundamentando na linha epistemológica da Geografia para com ela, combater o racismo com a finalidade de alcançar uma reflexão crítica da realidade, educação libertadora e a construção da cidadania. Destarte, se utilizando de metodologias dedutivas e referencial teórico para fundamentar a pesquisa. Inferindo assim, respostas para a problemática em questão, a exemplo de consciência étnico racial, reflexão crítica do espaço e transformação social.

Biografia do Autor

  • Lucas Farias Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
    Graduando do curso de licenciatura em geografia
  • Eder Marques Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
    Graduando do curso de licenciatura em geografia
  • Lucas Bussi Ferreira do Sacramento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
    Graduado do curso de licenciatura em geografia
  • Matheus Carvalho de Abreu Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém
    Graduando do curso de licenciatura em geografia

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Publicado

2022-06-27

Edição

Seção

Artigos Científicos