PORTFÓLIO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O portfólio como recurso didático-pedagógico é de grande relevância quando agregadoàs atividades de ensino, que por meio deste artigo, colaboramos para que possa ser incluso no desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica instituído por meio (da Portaria Nº 38, de 28/02/18) junto ao Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA, com a finalidade de documentar e organizar as atividades do programa acima citado, que perpassa por todo o percurso formativo. Ressaltamos ainda que a utilização do portfólio favorece a integração entre diferenciados sistemas de ensino envolvendo as esferas federal, estadual e municipal. Apresentaremos a sistematização e aforma da utilização e construção deste recurso pedagógico pelos acadêmicos sob a orientação e acompanhamento da equipe docentede professores mediadores do referido curso.
Referências
BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio,AvaliaçãoeTrabalhoPedagógico.Campinas-Sp: Papirus,2004.
CONSTANTINO, Noel Alves.O Portfólio na Sala de Aula Presencial eVirtual.Natal: IFRN Editora,2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS
A Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os autores comprometem-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista. Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à RASENG.
ESPAÑOL
La revista Amazônica Ensenãnza de Geografia retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a ló periódico RASENG.
ENGLISH
The Amazonic journal of teaching Geografia will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Amazonic journal of teaching Geografia.