PORTFÓLIO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Vera Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Brena Camila Lobato Pontes Fernandes

Resumo

O portfólio como recurso didático-pedagógico é de grande relevância quando agregadoàs atividades de ensino, que por meio deste artigo, colaboramos para que possa ser  incluso  no desenvolvimento  do Programa Residência Pedagógica instituído por meio (da Portaria Nº 38, de 28/02/18) junto ao Curso de Licenciatura em Geografia  do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA, com a finalidade de documentar e organizar as atividades do programa acima citado, que perpassa por todo o percurso formativo. Ressaltamos ainda que a utilização do portfólio favorece a integração entre diferenciados sistemas de ensino envolvendo as esferas federal, estadual e municipal. Apresentaremos a sistematização e aforma da utilização e construção deste recurso pedagógico pelos acadêmicos sob a orientação e acompanhamento da equipe docentede professores mediadores do referido curso.

Referências

BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Portfólio,AvaliaçãoeTrabalhoPedagógico.Campinas-Sp: Papirus,2004.

CONSTANTINO, Noel Alves.O Portfólio na Sala de Aula Presencial eVirtual.Natal: IFRN Editora,2008.

Downloads

Publicado

2019-08-23