ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO 4.0: CAMINHOS E DESAFIOS NA ERA DA INOVAÇÃO

Autores

  • Enoque Fôro de Oliveira Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente texto discute uma proposta de temas a serem desenvolvidos no ensino de geografia de maneira a adaptá-lo à chamada Educação 4.0. O ensino de geografia precisa acompanhar essas mudanças nos objetivos da educação e nos modos de produzir e se relacionar desta “sociedade tecnológica”. A partir de que ponto essas adaptações podem ter inicio? É a reflexão que este texto procura fazer, além de apresentar uma proposta nesse sentido. A metodologia empregada consiste na pesquisa de referências em textos científicos sobre a educação 4.0 e sobre algumas temáticas ligadas ao ensino de geografia. Foram apresentadas as ideias acerca de como discutir o problema e as referências foram usadas para fornecer o respaldo acadêmico. A educação 4.0 caracteriza-se por um modelo de ensino voltado a atender às demandas da 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0, a partir da qual robôs, a inteligência artificial (AI), a internet das coisas e os ambientes digitais obrigam as pessoas a reinventarem seus papeis no mundo do trabalho e da vida em sociedade. O ensino de geografia precisa e tem como caminhar no sentido de acompanhar essas transformações através de conteúdos e práticas com os quais já trabalha, como a cartografia e o trabalho de campo.

Biografia do Autor

  • Enoque Fôro de Oliveira, Universidade Federal do Pará

    Oriundo de escola pública, graduou-se em 2015 como Licenciado em Geografia pelo IFPA. Atualmente cursa especialização em Ensino de Geografia e graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará.

     

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3126079522325456

Referências

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Publicado

2019-08-23