O VÍDEO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DIÁLOGO DE SABERES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E O ENSINO MÉDIO DO IFPA

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é expor algumas reflexões sobre a experiência do uso do vídeo como recurso didático na produção do mini documentário intitulado "Contradições e reflexões sobre a água em Belém", para exposição no evento "V Semana da Água: dividindo a água; II Seminário: reflexões sobre o uso da água na região metropolitana de Belém ". Ao explorar o vídeo como recurso didático, algumas considerações são feitas sobre seu potencial em relação ao uso de metodologias tradicionais de ensino, elucidando a metodologia e a abordagem utilizada na construção do documentário. O mini documentário tem como objetivo, pela dialética entre dois sujeitos distintos no processo de formação escolar e acadêmica, a construção conjunta de um conhecimento geográfico, através de uma metodologia diferente e produtiva: o vídeo. Desta forma, a produção de vídeo é adequada ao tema do evento, pois o tema principal do vídeo é sobre o reflexão do uso da água em Belém pela perspectiva geográfica de suas contradições de uso, sua apropriação desigual a partir da análise dos elementos da morfogênese da paisagem de Belém considerando diferentes tempos históricos e atores sociais.

Referências

ANDRADE, K. G; NASCIMENTO, L, C; VILAR, Maria J, L. o uso do vídeo como recurso didático para o ensino de geografia na educação de jovens e adultos: contribuições do PIBID na escola estadual profºAntonioBenvindo no município de Guarabira-PB. V. 1, 2013

BORGES, J.F .O vídeo nas aulas de geografia: uma proposta metodológica. Educação em Revista, Marília, v.14, n.2, p.93-104, Jul.-Dez., 2014

CAVALCANTI,L DE S. a geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Ed Paz e Terra, 1996

GOMES, R.C.S ; GHEDIN, E . O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações na educação científica. Actas do VIII ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 5-9, 2011.

NETO, F.B; VLACH, V.R,F. O uso do vídeo no ensino da geografia para educação de jovens e adultos. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 79-102, jul./dez. 2015.

FERREIRA, Rachel Sfair Costa. Para além das formas e funções: Preservação e gestão da paisagem do Centro Histórico de Belém (CHB) na perspectiva do espaço como instância e produção social. Belém, 2014. Tese de Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Relatos de Experiências e Práticas