O VÍDEO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DIÁLOGO DE SABERES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E O ENSINO MÉDIO DO IFPA
Resumo
O objetivo do artigo é expor algumas reflexões sobre a experiência do uso do vídeo como recurso didático na produção do mini documentário intitulado "Contradições e reflexões sobre a água em Belém", para exposição no evento "V Semana da Água: dividindo a água; II Seminário: reflexões sobre o uso da água na região metropolitana de Belém ". Ao explorar o vídeo como recurso didático, algumas considerações são feitas sobre seu potencial em relação ao uso de metodologias tradicionais de ensino, elucidando a metodologia e a abordagem utilizada na construção do documentário. O mini documentário tem como objetivo, pela dialética entre dois sujeitos distintos no processo de formação escolar e acadêmica, a construção conjunta de um conhecimento geográfico, através de uma metodologia diferente e produtiva: o vídeo. Desta forma, a produção de vídeo é adequada ao tema do evento, pois o tema principal do vídeo é sobre o reflexão do uso da água em Belém pela perspectiva geográfica de suas contradições de uso, sua apropriação desigual a partir da análise dos elementos da morfogênese da paisagem de Belém considerando diferentes tempos históricos e atores sociais.
Referências
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