O USO DE GEOJOGOS INTERATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

Resumo

O presente artigo propõe analisar e discutir sobre o uso de geojogos interativos digitais, entendidos como objetos de aprendizagem, a serem utilizados por educadores em sala de aula, como recurso no processo de ensino-aprendizado de geografia nas séries iniciais. Essa discussão surgiu a partir da análise realizada por alunos da graduação do curso de geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), momento em que essa ferramenta ganhou reconhecimento de seu potencial por parte dos discentes. Nesse sentido, objetiva-se uma breve discussão, a partir da análise de alguns exemplos selecionados, sobre como esses jogos digitais podem tornar-se recursos de fundamental importância para o ensino de Geografia e de que maneira devem ser utilizados e aplicados em sala de aula pelos educadores de forma crítica, o que possibilitará aos alunos uma aprendizagem adequada acerca do espaço geográfico.

Biografia do Autor

  • Christian Nunes da Silva, UFPA
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutor em Ecologia Aquática e Pesca, Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional no PPGMDR/UNIFAP, Pesquisador do GAPTA/CNPq, Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Referências

ANDRADE A. F; MEDINA S. da S. S. O uso de imagens de satélite do Google earth como recurso didático para o ensino de projeções de coberturas. In: Anais do Graphica 2007. VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design e 18º Simposio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Curitiba-Paraná, 2007.

ARAÚJO, T. H.; LEAL, J. M.; EVANGELISTA, A. M. A utilização de jogos eletrônicos no ensino da geografia no contexto da tecnologia educacional. In.: Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos: A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos, Vitória-Espírito Santo. 2014. p. 01-10.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia do livro didático 2007: Geografia: séries/anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRITO, M. S. O uso de atlas e enciclopédias geográficas em CD-ROM no ensino-aprendizagem da geografia. Disponível em: http://www.cartografia.ime.eb.br/artigos/epq1.pdf. Acesso em: dezembro de 2011

CASTELLAR, S. M. V.; SACRAMENTO, A. C. R.; MUNHOZ, G. B. Recursos Multimídia na Educação Geográfica: perspectivas e possibilidades. Ciência Geográfica, Bauru, v. 15, n. 1, jan./dez. 2011. Disponível em: http://migre.me/bP5Qb. Acesso em: Novembro de 2012.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

DAMBROS, G. Por uma cartografia escolar interativa: jogo digital para a alfabetização cartográfica no ensino fundamental. Santa Maria: UFSM, 2014 (Dissertação de Mestrado em Geografia)

DE TONI, M. P.; FICAGNA, N. C. Livro didático: deve ser adotado?. In: Anais do IV Encontro ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola, Lageado, RS, 2005. Disponível em: http://migre.me/oHN47. Acessado em julho de 2011.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-representacoes-cartograficas.pdf. Acesso em: 15 de fevereiro. 2011.

LACOSTE, Y. A Geografia - Isso Serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra. São Paulo: Papirus Editora, 1989.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento Geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

NEVES, S. C. O; NASCIMENTO, D. C. S. & CARVALHO, J. S. A cartografia associada ao jogo de tabuleiro como um importante recurso didático para o ensino de geografia. In: SILVA, C. N.; CAETANO, V. N. S; OLIVEIRA NETO, A. Ensino de geografia e representação do espaço geográfico. Belém: GAPTA/UFPA, 2013, p. 307-330.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1994.

SCHIMIGUEL, J.; et al. Investigando Aspectos de Interação em Aplicações SIG na Web voltadas ao Domínio Agrícola. In: Anais do VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais — Mediando e Transformando o Cotidiano. Hotel Bourbon, Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004. UFPR, CEIHC—SBC.

SELBACH, S. Geografia e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010

SILVA, C. N. O ensino público, ensino de Geografia e o contexto acadêmico. Revista Ciência Geográfica. Bauru - SP, v. IX, p. 281 - 284, 2003.

SILVA, C. N. A representação espacial e a linguagem cartográfica. Belém: GAPTA/UFPA, 2013a.

______. Ferramentas aplicadas no ensino de cartografia: O atlas geográfico digital, o webgis e os jogos digitais interativos. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais. , v.04, p. 50 - 60, 2013b.

SILVA, A. P. A.; CHAVES, J. M. Utilização do Google Maps e Google Earth no ensino médio: estudo de caso no Colégio Estadual da Polícia Militar-Diva Portela em Feira de Santana-BA. In: Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE, p. 3220 – 3226.

SPOSITO, E. S., O livro didático de Geografia: necessidade ou dependência? Análise da avaliação das coleções didáticas para o ensino fundamental. In.: SPOSITO, M. E. B. (org). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 55-71

______. Livro didático em geografia. do processo de avaliação à sua escolha. In: PAVÃO, A. C. A série “O livro didático em questão”. Disponível em: http://migre.me/oHN8u. Acesso em: janeiro de 2012.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

TAYLOR, D. R. F. Uma base conceitual para a cartografia: novas direções para a era da informação. Portal da Cartografia, Londrina v. 3 n. 1, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em: fevereiro de 2012.

TUPY, F. Videogames e geografia: um marco de intersecção nas paisagens reais, virtuais, lúdicas e de aprendizagem. In: SILVA, C. N.; CAETANO, V. N. S; OLIVEIRA NETO, A. Ensino de geografia e representação do espaço geográfico. Belém: GAPTA/UFPA, 2013, p. 33-46.

Downloads

Publicado

2019-08-23