GEOGRAFIA E ENSINO: um olhar humanista

Autores

  • felipe kevin silva UFPA

Resumo

Pensar o ensino de geografia a partir do humanismo é o objetivo deste breve ensaio. Tendo em vista que o ser humano é essencialmente um ser geográfico, busca-se, teoricamente, refletir sobre a relação ensino-geografia enquanto dimensão indissociável no qual a subjetividade humana torna-se o ícone referencial. Nesse sentido, a Geografia humanista revela-se como guia deste ensaio sob a regência da perspectiva fenomenológica existencialista. No entanto, não necessariamente iremos fazer um balanço sobre as principais teorias do ensino de geografia, mas, sobretudo, trazer ao leitor, autores que possam, em tese, nos possibilitar a (re)pensar o ensino de geografia mais em sua dimensão ontológica e epistemológica, que propriamente lógica e apriorística.

Biografia do Autor

  • felipe kevin silva, UFPA
    Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO/UFPA). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ganhador do Prêmio "Melhor Trabalho de Conclusão de Curso" (TCC) em Geografia da UEPA (2015) com a monografia intitulada: "Geografia e Fenomenologia: por uma ontologia do espaço e do lugar". Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Territórios Emergentes e Redes de Resistência na Amazônia (TERRA)" , da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Educação, Meio Ambiente e Cultura (LEMAC/NUMA/UFPA)". Tem interesse e experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia da Amazônia, Geografia Humanista-Cultural e Fenomenologia, atuando principalmente com os temas: Planejamento e gestão dos recursos naturais em comunidades ribeirinhas e da zona costeira Paraense, Análise da paisagem, Análise do discurso, Percepção e Educação Ambiental.

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Publicado

2019-08-23