O currículo do Ensino Médio Integrado do Campus Rural de Marabá 2011-2015: a expressão da concepção omnilateral e o currículo via tema gerador

Autores

  • Rosemeri Scalabrin IFPA
  • Celma Rocha Silva UNIFESSPA

Resumo

O presente artigo discute sobre o currículo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) desenvolvidos no período de 2011-2015, no sentido de identificar a contribuição para a formação humana. Para isso, realiza-se a pesquisa bibliográfica e documental, composta por relatórios e planos de ensino dos referidos cursos. Como resultado, identificou-se que a formação continuada propiciou a articulação entre as concepções de Educação do Campo, Agroecologia, Pedagogia da Alternância e do currículo via tema gerador contribuindo na materialização da formação omnilateral pela construção de conhecimentos significativos, produzindo, consequentemente, novos aprendizados.


Referências

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo, SP: Cortez, 1982.

FREIRE, P. Papel da Educação na Humanização. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, n. 7, p. 9-17, jan./jun. 1986.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. São Paulo, SP: Cortez, 2001.

GOUVÊA DA SILVA, A. F. O currículo na práxis da Educação Popular: projeto pedagógico interdisciplinar – Tema gerador via rede temática. In: Práticas coletivas na escola. PERNAMBUCO, M. M.; PAIVA, I. A. de (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras; Natal, RN: UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Relatório anual da formação continuada: relatório técnico. Marabá, PA: IFPA/CRMB - Campus Rural de Marabá, 2013.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA, I. A. de. Metodologia e Conteúdo. Caderno Educação e Realidade, [S.l.], UNIDIS/UFRN, n. 15, 2006.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do Currículo Integrado: In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP: Cortez, 2005. p. 106-127.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte: Natal e Mossoró, RN, 2007.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, B. de S. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2005.

SCALABRIN, R. Caminhos da educação pela Transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas de educadores (as) do campo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2008.

SCALABRIN, R. Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2011.

Downloads

Publicado

28-08-2023

Edição

Seção

Artigos