O currículo da Ledoc: a Educação do Campo na agenda do IFPA

Autores

  • Rosemeri Scalabrin IFPA
  • Shauma Tamara do Nascimento Sobrinho IFPA
  • Carlos Batista Sousa de Freitas IFPA

Resumo

Este artigo discute sobre o currículo na Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a partir da análise de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e artigos, referentes aos cursos de Licenciatura e Especialização em Educação do Campo, produzidos no período compreendido entre 2009 e 2021. A análise das pesquisas demonstra que a Educação do Campo quando organizada pelo currículo contra hegemônico propicia, de um lado, que os estudantes reflitam e compreendam seu papel como educador do campo, e de outro, que os professores conheçam a realidade do campo e modifiquem suas práticas. Considera-se que a Licenciatura em Educação do Campo é um curso mais completo na formação do/a educador/a do campo.


Referências

APPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1989.

BOBBITT, J. F. The Curriculum. Cambridge. Massachusetts: The Riverside Press, 1918.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, 2002.

BRASIL. Parecer nº 1, de 1 de fevereiro de 2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA, Salvador, BA, n. 7, p. 9-17, jan./jun. 1986.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1986.

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - Campus Rural de Marabá. Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo. Marabá, PA: IFPA-CRMB, 2015.

LIMA, T. C. S de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, SC, v.10, número especial, p. 37-45, 2007.

MICHELOTTI, F. Educação do Campo: reflexões a partir da tríade produção-cidadania-pesquisa. In: SANTOS, C. A. dos. (Org.). Por uma Educação do Campo: campo-políticas públicas-educação. Brasília, DF: Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2008.

MOLINA, M. C. A contribuição do PRONERA na construção de políticas públicas de Educação do Campo e desenvolvimento sustentável. 2003. Tese (Doutorado em Desenvolvimento) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2003.

PENA, R. A. Teorias curriculares. Canal do Educador [internet], 2019. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/teorias-curriculares.htm. Acesso em: 20 jan. 2023.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP: Cortez, 2005, p. 106-27.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. Superintendência de Ensino Médio - Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte: Natal e Mossoró, RN, 2007.

RIBEIRO, M. A. de F. Território e currículo: a construção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.

SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo, SP: Cortez, 1994, p. 26.

SCALABRIN, R. A pedagogia libertadora no contexto da Educação do Campo: a experiência do polo Piçarra CRMB/IFPA. Braga: In Line, 2018. v. 1, p. 299.

SCALABRIN, R. Práticas curriculares coletivas na escola: um estudo sobre o currículo via tema gerador. Revista Iluminart, IFSP - Campus Sertãozinho, SP, v. 9, n. 17; 2019.

SCALABRIN, R. Ressonâncias da formação continuada de professores no currículo do Ensino Fundamental dos polos Itupiranga e Piçarra do Campus Rural de Marabá. In: PACHECO, A. J.; PERALTA, D. A.; THIESEN, J. da S.; SCALABRIN, R. (Orgs.). Currículo como pauta contemporânea: formação, avaliação, internacionalização. Braga: In Lini, 2018, v. 1, p. 68-104.

SCALABRIN, R. Transformações na cultura escolar: a práxis nas escolas municipais dos polos Piçarra e Itupiranga do CRMB/IFPA. Belém, PA: Editora IFPA, 2020, v. 1.

SCALABRIN, R.; CRUZ, M. P. A. A formação de professores na licenciatura em educação do campo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, España, v. extra, n. 6, p. 30-34, 2017.

SCALABRIN, R.; DUARTE, A. H. C.; PAZ, A. T. Educação do campo: reflexões sobre as práticas docentes na LPEC/PARFOR-CRMB. In: TEODORO, E. G. (Org.). Saberes e trajetórias da formação docente no Pará - PARFOR/IFPA. Belém, PA: Supercores, 2014. v. 1, p. 196-212.

SCALABRIN, R.; LUCENA, L. B.; PEDROSO, V. L. Currículo interdisciplinar e o desenvolvimento sustentável no campo: a experiência da rede municipal de ensino de Piçarra. In: SALES, R. E. da S. (Org.). A Educação Ambiental em uma perspectiva interdisciplinar. Guarujá, SP: Científica Digital, 2020, v. 1, p. 128-154.

SCALABRIN, R.; SERRA da SILVA, M.; ARAÚJO, C. S. Educação do Campo e Agroecologia: a práxis coletiva do Campus Rural de Marabá. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia, 8., 2013, Porto Alegre. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 156-170, 2013.

SCALABRIN, R.; SERRA da SILVA, M.; SILVA, L. M. S. Educação e princípios agroecológicos: a formação continuada dos servidores do Campus Rural de Marabá. In: Seminário Nacional em Educação e Agroecologia, 1., 2016, Recife e Olinda, PE. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 1-11, jun. 2016.

SILVA LOPES, M. C. Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da licenciatura em Educação do Campo-Procampo/IFPA, Campus Castanhal, PA. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2017.

SILVA, R. S.; SOUSA, I. S.; SCALABRIN, R. A pesquisa como princípio educativo no curso de Licenciatura em Educação do Campo PARFOR no CRMB/IFPA. In: TEODORO, E. G. (Org.). Saberes e trajetórias da formação docente no Pará - PARFOR/IFPA. Belém, PA: Supercores, 2014. v. 1, p. 196-212.

SILVA SOUZA, M. D. da. Concepções e práticas dos sujeitos envolvidos no curso de Licenciatura em Educação do Campo no polo de Castanhal/PA. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2013.

SOBRINHO, S. T. do N. Currículo e Educação do Campo: reflexões do curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA/Campus Rural de Marabá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Educação do Campo) - Campus Rural de Marabá do IFPA, Marabá, PA, 2013.

SOUZA, M. L.; CONCEIÇÃO, M. S. da; SANTOS, F. E. M.; SILVA, S. M.; SCALABRIN, R. Desafios na materialização da Educação do Campo e do currículo interdisciplinar. In: Rosemeri S. (Org.). Caminhos e descaminhos da Educação do Campo: a experiência do polo Itupiranga do Campus Rural de Marabá/IFPA. Braga: In Lini, 2018, v. 1, p. 19-101.

TYLER, R. W. Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: The University of Chicago Press, 1949.

Downloads

Publicado

28-08-2023

Edição

Seção

Artigos