O LÚDICO EM SALA DE AULA: O USO DO XADREZ PELO PROJETO “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” – GEOGRAFIA, NA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO, EM CAICÓ/RN
Resumo
Em boa parte da trajetória relativa à Geografia lecionada em sala de aula, a mesma possuiu um caráter descritivo, não gerando uma reflexão crítica sobre o espaço, objeto de estudo da Geografia. Assim, o professor deve utilizar recursos didáticos lúdicos que estimulassem esta reflexão, o uso de recursos lúdicos, como o xadrez, facilita o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando os discentes na compreensão dos conceitos de Espaço e Território. Desta forma, a presente pesquisa, realizada pelo Programa “Residência Pedagógica”, na Escola Estadual Prof. Antônio Aladim de Araújo, em Caicó/RN, demonstrou que o uso coerente deste elemento lúdico auxiliou consideravelmente não somente no ensino de Geografia, mas em várias disciplinas existentes na grade curricular, pois ampliou as possibilidades de concentração dos alunos nas aulas ministradas nas demais disciplinas, gerando avanços no desempenho e na aprendizagem dos mesmos.
Referências
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