O LÚDICO EM SALA DE AULA: O USO DO XADREZ PELO PROJETO “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” – GEOGRAFIA, NA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO, EM CAICÓ/RN

Autores

Resumo

Em boa parte da trajetória relativa à Geografia lecionada em sala de aula, a mesma possuiu um caráter descritivo, não gerando uma reflexão crítica sobre o espaço, objeto de estudo da Geografia. Assim, o professor deve utilizar recursos didáticos lúdicos que estimulassem esta reflexão, o uso de recursos lúdicos, como o xadrez, facilita o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando os discentes na compreensão dos conceitos de Espaço e Território. Desta forma, a presente pesquisa, realizada pelo Programa “Residência Pedagógica”, na Escola Estadual Prof. Antônio Aladim de Araújo, em Caicó/RN, demonstrou que o uso coerente deste elemento lúdico auxiliou consideravelmente não somente no ensino de Geografia, mas em várias disciplinas existentes na grade curricular, pois ampliou as possibilidades de concentração dos alunos nas aulas ministradas nas demais disciplinas, gerando avanços no desempenho e na aprendizagem dos mesmos.

Biografia do Autor

  • IAPONY RODRIGUES GALVÃO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia - Centro de Ensino Superior do Seridó
    Coordenador da Licenciatura em GeografiaDocente permanente do GEOCERES - Mestrado Acadêmico em GeografiaDepartamento de Geografia - DGCCentro de Ensino Superior do Seridó - CERESUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN http://lattes.cnpq.br/6308597321587132

Referências

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Publicado

2019-08-23